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CEPE

A Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) é um órgão institucional cuja função é fomentar e desenvolver atividades de natureza acadêmica ligadas à pesquisa, pós-graduação e extensão. Tem como finalidade coordenar e incentivar a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação por parte da comunidade acadêmica da Fatec Taubaté.

Atribuições

São atribuições da CEPE da FATEC-Taubaté a analise e avaliação de todos os projetos, cursos e processos de sua competência solicitados pela Congregação da Fatec-Taubaté através de email ou ofício.

As atividades da CEPE compreendem:

  • Analisar e avaliar os Projetos de Pesquisa submetidos à CEPE;
  • Emitir certificados e pareceres de sua competência;
  • Emitir parecer sobre a criação, a modificação, a suspensão e a extinção de cursos de graduação, pós-graduação, curta duração, treinamentos, extensão universitária e atividades culturais em geral da FATEC-Taubaté;
  • Auxiliar aos professores na elaboração de projetos a serem submetidos aos órgãos financiadores;
  • Estimular e apoiar os docentes na prospecção de oportunidades de realização de pesquisas aplicadas, preferencialmente em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável da região em que está inserida a FATEC-Taubaté;
  • Estimular o relacionamento cooperativo com empresas, visando identificar necessidades de qualificação de trabalhadores para os vários setores produtivos em seu entorno socioeconômico, identificando aqueles cursos considerados oportunos para supri-las;
  • Regulamentar e gerenciar o programa de iniciação científica, tecnológica e inovação voluntária da FATEC-Taubaté;
  • Avaliar os currículos Lattes dos professores que apresentarem projetos a CEPE, com objetivo de zelar pela atualização das informações;
  • Regularizar e acompanhar as pesquisas e projetos realizados pelos docentes, discentes ou funcionários da FATEC-Taubaté;
  • Propor editais de pesquisa e chamadas internas relacionadas à pesquisa científica e tecnológica, com incentivo à inovação e ao empreendedorismo;
  • Incentivar a publicação e divulgação dos resultados obtidos nos trabalhos de pesquisa em periódicos nacionais e internacionais, bem como participação em eventos como Simpósio, Congressos, Seminários ou Mostras de Iniciação Cientifica de forma a fomentar a produção científica e tecnológica da FATEC-Taubaté;
  • Incentivar e fomentar a produção científica e tecnológica, tais como: patentes, registro no INPI, protótipos, software, responsabilidade técnica junto às agências reguladoras, manuais técnicos, manuais de operação, manuais de segurança operacional, procedimentos operacionais, visando aumentar a produção tecnológica dos grupos de pesquisa;
  • Apoiar a produção de eventos e atividades científicas a fim de divulgar a produção científica e tecnológica da FATEC-Taubaté;
  • Acompanhar e emitir parecer técnico sobre a participação dos docentes a eventos técnicos e científicos. Esse parecer deverá servir para auxiliar à direção da FATEC-Taubaté na avaliação das solicitações de ajuda de custo ao órgão competente da instituição;
  • Avaliar e identificar viabilidade econômica dos cursos e projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos na FATEC-Taubaté;
  • Incentivar e analisar as propostas de projetos e cursos de curta duração e de treinamentos para a comunidade acadêmica e comunidade externa à FATEC-Taubaté;
  • Incentivar e analisar as propostas de projetos e cursos de extensão para a comunidade externa à FATEC-Taubaté;
  • Avaliar procedimentos propostos para a utilização de bibliotecas, salas de estudo, laboratórios e oficinas, respeitando a legislação vigente específica;
  • Propor à Congregação o direcionamento de pesquisas institucionalizadas e articuladas aos programas de pós-graduação;
  • Incentivar e analisar as propostas de projetos e cursos de pós-graduação para a comunidade acadêmica e comunidade externa à FATEC-Taubaté;
  • Pronunciar-se sobre outros assuntos por solicitação da Congregação;

Os membros do CEPE são eleitos pela comunidade acadêmica para mandatos de dois anos.

Composição atual do CEPE

Presidente:
Profª. Drª. Divani Barbosa Gavinier
Email: ✉️f251.cepe@fatec.sp.gov.br
Vice Presidente:
Prof. Me. Francisco Antonio Maciel Novaes
Representantes:
Profª. Me. Cilmara Aparecida Ribeiro de Lima e Prof. Dr. Claudemir Marcos da Silva

Documentação CEPE

⬇️Edital 2024
⬇️Regulamento Interno
⬇️Regulamento do Comitê de Ética da Fatec Taubaté
⬇️Regulamento para Cursos de Extensão
⬇️Regulamento para Iniciação Científica Voluntária
⬇️Modelo de Projeto de Pesquisa
⬇️Anexo 7 (Avaliação Projeto Iniciação Voluntária)
⬇️Anexo 8 (Ficha de Inscrição)
⬇️Anexo 9 (Projeto de Pesquisa)
⬇️Anexo 10 (Plano de Trabalho do Aluno)
⬇️Anexo 11 (Plano de Trabalho do Orientador)
⬇️Anexo 13 (Avaliação Relatorio Parcial Iniciação Voluntária)
⬇️Anexo 16 (Avaliação Resumo Expandido Congresso)
⬇️Anexo 17 (Avaliação Relatorio Final Iniciação Voluntária)

Documentação para Iniciação Científica Voluntária

As incrições para 2025 ainda não foram abertas:
⬇️Fluxograma Monitoria Iniciação Voluntária
⬇️Anexo 4 (Termo de Compromisso)
⬇️Anexo 8 (Ficha de Inscrição)
⬇️Anexo 9 (Projeto de Pesquisa)
⬇️Anexo 10 (Plano de Trabalho do Aluno)
⬇️Anexo 11 (Plano de trabalho do Orientador)
⬇️Anexo 12 (Relatório Parcial)
⬇️Anexo 14 (Resumo Expandido)
⬇️Anexo 15 (Relatório Final)

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